Malu e eu : Como eu incentivo a leitura com a minha filha.

Ola pessoal,

Como alguns já devem saber eu tenho uma linda filha.rs. Ela tem 3 anos , não sabe ler, mas como a literatura é algo que eu sempre amei, desde a infância, eu sempre tive uma preocupação em incentiva-la a esse gosto,porem sem forçar, pois apesar de considerar importante queria que fosse algo natural.

Então, desde que ela nasceu eu adquiro livros infantis, a maioria bem baratos, alguns saíram de graça, consegui adquirir ,por exemplo, algumas coleções de incentivo a leitura do Itau.

Eu sempre tentava , pegava um livrinho e ia lendo para ela, ela me interrompia, pegava o livro e começava a ver as figuras, então partíamos para nomeá-las . No ano passado ela entrou para o maternal,lá tinha um programa de estimulo a leitura e de quinze em quinze dias vinha um livro para eu ler com ela. Segundo os trabalhinhos que as professoras mandavam na escola ela fazia até desenhos (surrealistas ) referente a história, comigo ela só repetia algumas palavras que eu falava , se interessava pelas gravuras e não desenhava nada não.rs. (acho que esses trabalhinhos deveriam vir com melhores explicações. hahaha) 

Esse ano ela demonstra maior interesse, ela ganhou uma coleção da Turma da Mônica A a Z e de vez em quando ela pega um e pede para eu cantar, pois como alguns são rimados acredito que soa como musiquinha nos ouvidos dela.

Acredito também que o exemplo ajuda bastante, tenho tido mais tempo para ler em casa ,então ela vendo se interessa, já filmei ela me imitando ler, balançando a cabeça como se estivesse passando pelas palavras.

Esse ano ela esta em uma creche municipal ,mas acredito que não devo deixar apenas por conta dos professores, educação também é responsabilidade dos pais.

Sou muito a favor do estimulo a leitura, pois levam a criança para um mundo lúdico que entendo que seja importante nessa fase de desenvolvimento.

Espero que tenham gostado.

Até logo! ^^

14 comentários

  1. Adoreei! Tenho trigêmeas de três anos e penso igual a você! Temos de incentivar a leitura desde sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pela iniciativa! Também acho importante incentivar o gosto pelos livros. Hábito importantíssimo em qualquer época da vida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/7/18

    Uma criança que é estimulada a ler dessa forma, só pode virar uma adulta inteligente e diferente dos demais... Alguém cuja capacidade imaginativa e de percepção do mundo seja maior que a maioria fulgaz.

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito os pais que investem desde cedo nos filhos, pois a educação em casa é a base de tudo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem ?

    Esse post é uma grata surpresa,a leitura ajuda bastante e com toda certeza um exemplo faz muita diferença para as crianças. Sou mãe e esse post para mim foi maravilhoso, muito bom achar postagens assim Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Incentivar a leitura desde pequeno é muito importante, que bom que você se preocupa com isso desde já.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaai, parabéns pela iniciativa! Acho lindo isso, desde pequenina. Tenho uma amiga que faz o mesmo com a filhinha dela e eu fico babando. Mais um exemplo de mãe, que espero seguir. Sucesso com sua princesinha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Ah, como é maravilhoso ler este post!
    Sou pedagoga e senti uma imensa alegria ao ver essa sua dedicação para incentivar a leitura à sua filhinha.
    Parabéns por ser essa mãe maravilhosa! Sua filha tem muita sorte por ter você como mãe. <3

    Beijos!
    Isa | Pedagogia Criativa
    http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Julia!!
    Eu estou morta de amores por este post. Eu tenho uma filha de 3 anos e que já incentivo a gostar de livros. Eu acho tão legal que ela pega um dos livros dela e senta pra 'ler' a história pra mim.
    Parabéns por essa publicação. Espero que incentive mais pais a seguir o exemplo.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nós adoramos ler! É muito importante estimular as crianças à leitura e arte em geral. Parece um excelente incentivo! Esperamos que a sua filha seja uma leitora de sucesso eheh :)

    Www.me-myself-and-her.com

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh que linda! Eu super espero que ela pegue mais gosto ainda pela leitura. É algo que quero muito que um filho meu siga, quando eu tiver um hahaha
    Eu fico muito feliz de ver os pais incentivando os filhos assim, sendo que não fui incentivada. Parabéns pela iniciativa.

    Beijinhos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É muito importante fomentar a literatura desde cedo. Afinal é diversão e conhecimento junto.
    ótimo exemplo!

    Dan Folter
    www.desinformadoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Julia, que texto bonito e necessário! O estímulo à leitura é algo realmente muito importante para a formação de um indivíduo leitor. E você falou algo com que eu concordo muito: a importância do exemplo. Penso que o leitor que fui tem bastante relação com o fato de a minha mãe ter sido uma das maiores leitoras que conheço (além de uma exímia contadora de histórias). Mas há ainda outros fatores, e ter livros à disposição certamente é um deles. Além dos componentes aleatórios que também transformam em grandes leitores pessoas que vieram de lares em que não se tinha o hábito de leitura nem livros, sejam pelos motivos que forem...

    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei suas dicas eu tenho uma afilhada e vou tentar incentivar a leitura com ela também!

    ResponderExcluir

Olá!Espero que leiam antes de comentar.^^

Esse é um blog democratico,minha opinião esta explicita nos posts e não são para que concordem comigo.Esse espaço de comentário é para que coloquem sua opinião sincera.

Nunca rebato comentário,por mais que eu não concorde.(A não ser que falem da minha mãe ai o bicho pega.¬¬)

Fiquem a vontade!