Reutilizar,desapegar...

Ola pessoal ,

Já tem um tempo que quero comentar aqui no blog sobre um costume que adquiri, o de reutilizar e desapegar.

O de reutilizar começou a amadurecer na minha mente quando eu comecei a planejar a minha gravidez e quando ela de fato ocorreu ficou mais concreto e foi ai que criei coragem e aderi as fraldas de pano moderna,até hoje quando eu vejo uma matéria sobre o assunto eu leio comentários assombrados, mas não tem muito tempo que era super comum usar APENAS fraldas de pano e nem era tão práticas quanto as atuais.Lembro também que quando começaram a ficar comum as fraldas descartáveis ainda alternavam com as de panos e de repente usar apenas as de panos se tornou um absurdo. Minha primeira motivação foi econômica ,porem é ótima para o meio ambiente ,nos primeiros meses da Malu até usei as descartáveis e fiquei assustada com a quantidade,principalmente sabendo quanto tempo elas ficam na natureza.Segui com as de pano até o inicio do desfralde da Malu.


E partindo dai, a ideia de reutilizar ficou muito natural, foi quando ouvi falar nas varias opções de absorventes intimo reutilizáveis, entre elas o coletor menstrual, que não é um absorvente.rs.Dessa vez não foi a economia que me cativou,mas sim a proposta de menos lixo e mais comodidade nos dias que estamos menstruando, foi difícil acreditar,então teve a Black Friday e resolvi comprar para experimentar. O primeiro ciclo não foi fácil, o canal Papo de Copinho  me ajudou muito a tirar dúvidas e me adaptar, o segundo ciclo em diante foi mais tranquilo.

O desapego já veio de um medo mesmo. Eu assisti muito o seriado do Viva sobre acumuladores compulsivo e comecei a achar que estava seguindo essa linha, então comecei a me desfazer do que não prestava mesmo, a doar o que sabia que tinha alguém precisando e até vender algumas coisinhas. Tenho uma casa pequena e ela agradeceu por isso. :)

Agora por qual motivo disse isso tudo? Primeiro,pois foi uma experiência boa para mim ,então a gente compartilha e segundo, pois somos bilhões de pessoas no mundo,se cada um fizer sua parte mesmo que não seja apenas desapegando e reutilizando o mundo começa a melhorar , a natureza ta ai pedindo socorro e as vezes a gente só sabe reclamar que ninguém faz nada enquanto ficamos parados também.

 Uma atitude sustentável é fundamental para que essa mudança ocorra.Sozinhos somos uma gota, juntos somos o oceano.




Até mais!

7 comentários

  1. Olá , tudo bem ?

    sou adepta ao minimalismo , prático o despego sempre que percebo que estou acumulando coisas principalmente roupas que nem uso . Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, e com certeza me fez pensar que preciso reutilizar e desapegar mais das coisa.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante o post Julia,praticar o desapego e reutilizar é algo muito bom.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acredito que essa tendência de acumula vem da infância.
    Qto mais brinquedos temos mais queremos ter, por vezes não há espaço.
    E ai começamos acumular sem desapegar.
    Na vida adulta não é diferente.
    Pais conscientes ajudam seus filhos nesse processo.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente adorei o post!
    Agora com a gravidez estou precisando de espaço no ap e tb estou nessa de tentar desapegar de tudo!
    Quanto as fraldas de pano estou pensando seriamente em testar!
    Além disso tem cada uma linda né?!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, as pessoas querem mudanças e não percebem que elas mesmo não querem mudar, se cada um fizer sua parte, as coisas vão melhorar com o tempo, reaproveitar e consumo consciente é uma ótima atitude. Na questão do desapego é muito legal doar e trazer o novo, as pessoas tem a tendencia a acumular coisas, por vários motivos, mas quando o velho sai, temos a oportunidade de viver o novo.

    ResponderExcluir
  7. Oi July, tudo bem?

    Que post maravilhoso! Eu também acho que precisamos começar a reutilizar ou utilizar mais materiais sustentáveis, pois, quem sofre com o nosso descaso é o planeta.
    Tenho uma amiga que usou fralda de pano desde o nascimento do bebê e acompanhei todo o processo, ficando encantada como evoluíram. Ainda não conheço muito sobre os absorventes, mas irei procurar!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá!Espero que leiam antes de comentar.^^

Esse é um blog democratico,minha opinião esta explicita nos posts e não são para que concordem comigo.Esse espaço de comentário é para que coloquem sua opinião sincera.

Nunca rebato comentário,por mais que eu não concorde.(A não ser que falem da minha mãe ai o bicho pega.¬¬)

Fiquem a vontade!