Resenha: O conde de Monte Cristo

Olá pessoal!

Hoje venho trazer para você uma resenha de um livro que achei maravilhoso. Eu tenho um amor chamado clássicos e esse roubou meu coração.

                                                                                     




Sinopse.:

O Conde de Monte Cristo (1844) é um clássico do gênero. Trata da transformação do jovem e destemido imediato de navio Edmund Dantès - encarcerado injustamente por 13 anos na ilha-prisão do Castelo de If por um conluio dos que lhe invejavam a sorte - no implacável Conde de Monte Cristo. É uma impressionante história de sofrimento, vingança e amor.

O romance constrói um suspense atrás do outro, numa sequência de peripécias de tirar o fôlego - traições, denúncias anônimas, tesouros fabulosos, envenenamentos e vinganças.
"Alexandre Dumas diverte como uma lanterna mágica. ... O amor conserva a decência, o fanatismo é alegre, os massacres fazem sorrir."
Gustave Flaubert


Pelo amor, pela inveja, pela reputação.


O jovem imediato de navio Edmund Dantès se vê envolvido em um complô aonde estavam envolvidos Fernand Mondego , movido pela paixão cega devotada pela noiva de Edmund,a Mercedes e  Danglars, que desejava o cargo  que o jovem ocuparia,porem muito mais movido pela inveja por ver um jovem tão bem visto a frente de seu superior.

Tudo poderia ser resolvido por Gérard de Villefort , substituto do procurador de Marselha, mas ao perceber que seu pai Noirtier de Villefort estava envolvido em uma tentativa de fazer o antigo Imperador Bonaparte retomar o poder. Villefort não poderia correr o risco de ter sua carreira manchada por seu pai. Edmund infelizmente havia realmente entregado uma carta do  Marechal Henri Gatien Bertrand, mas desconhecia seu conteúdo.Porem, foi o suficiente para ser abandonado na Fortaleza de If. 

Treze anos, e Edmund foi do desejo de morrer ao desejo de vingança,tendo como ajuda a voltar a lucidez um sábio tomado como louco , o Abade Faria. Após a morte do amigo, Edmund consegue fugir e começa a colocar em prática o seu plano de vingança. 

Eu fiquei apaixonada por esse livro, leria novamente com certeza , para perceber detalhes que talvez passou despercebido. Começando pelo contesto histórico, é uma aula , ver retratado o período Bonapartista. Há também o levantamento de questões políticas, mesmo o livro sendo de 1844, qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência, incrível como certas coisas não mudam. É como dizem, para entender o nosso presente, temos que olhar para nosso passado. 

É impressionante também como o personagem Edmund foi construido, sua mudança durante todo livro, senti como se eu fosse o personagem, como se eu sentisse tudo o que ele sentia, tal era a riqueza de detalhes das suas expressões, dos seus sentimentos e pensamentos. E por mais que haja o Edmund movido pela dureza dos acontecimentos, percebemos sempre , lá no fundo o jovem Edmund.

O desenrolar do plano de vingança é muito bem feito e muito rico, não há lacunas, não há pontas soltas, não há "encheção de linguiça". Terminei o livro satisfeita, com minhas considerações, mas com todas as respostas.
Super recomendo a leitura. Espero que tenham gostado da resenha. Deixem seu comentário. :)

Até logo! ^^

3 comentários

  1. Boa noite! Tudo bem?
    Esse livro está num dos meus desejados da vida, July.
    O pessoal do meu Blog fará uma maratona no Carnaval e não vejo a hora de ler essa obra para conhecê-la.
    Adorei o fato que as pontas não são soltas, que a trama é bem feita, a história é bem criada e, é claro, que a vingança é bem realizada.
    Isso só aguçou mais ainda a minha vontade em ler.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já faz um bom tempo eu já tinha ouvido falar sobre este livro mais ainda não tive oportunidade de ler o mesmo.
    Gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca nem vi o filme? Gostei que não tem enrolação. Sei que é um clássico, mas não acho que eu iria gostar desse livro. Sei que agora to doida pra ler é Orgulho e Preconceito, porque vi o filme e simplesmente me apaixonei! Hahaha! Já leu esse Orgulho e Preconceito?
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Olá!Espero que leiam antes de comentar.^^

Esse é um blog democratico,minha opinião esta explicita nos posts e não são para que concordem comigo.Esse espaço de comentário é para que coloquem sua opinião sincera.

Nunca rebato comentário,por mais que eu não concorde.(A não ser que falem da minha mãe ai o bicho pega.¬¬)

Fiquem a vontade!